PESQUISADORES

O GIDs é composto por pesquisadores especialistas em suas linhas de pesquisa. A proposta de desenvolvimento de pesquisas integradas se constitui como o principal elemento na preocupação em formar uma equipe prulidisciplinar formada por geógrafos e pesquisadores de outras áreas do conhecimento. Para 2018 a expectativa é de se ampliar o número de membros da equipe GIDs a partir de convite a profissionais de outras Universidades.

Prof. Dr. Xisto Serafim de Santana de Souza Júnior

É bacharel (1998) e mestre (2001) em Geografia Pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Doutor (2008) em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Presidente Prudente na área de concentração produção do espaço geográfico. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço geográfico, atores sociais, violência urbana e trabalho de campo. É professor Adjunto II da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vinculado a Unidade Acadêmica de Geografia atuando na área de produção do espaço urbano e desenvolvimento regional. É líder do Grupo de Pesquisas Integradas em Desenvolvimento Socioterritorial e desenvolve pesquisas relacionadas a análise da violência urbana e produção social do espaço, centralidade urbana e Geografia do Turismo. É professor colaborador do Programa de Pos-graduação em História da UFCG atuando na Linha I: Cultura e Cidades. É pesquisador e consultor Ad hoc do CNPq desenvolvendo pesquisas na área do desenvolvimento regional com ênfase na Geografia do Turismo.

Profa. Dra. Martha Priscila Bezerra Pereira

Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (1998), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (2008). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia da saúde, políticas públicas de saúde e educação em saúde.

Profa. Dra. Aline Barbosa de Lima

É doutoranda em Geografia Humana na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), linha de pesquisa Território, Agricultura e Sociedade. É mestre em Geografia, pela Universidade Federal da Paraíba, linha de pesquisa Território, Trabalho e Ambiente. É licenciada e bacharel em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, e Geotecnóloga pelo Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba - CEFET/PB. É professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na Unidade Acadêmica de Geografia (UAG). Integra o Grupo de Pesquisa Geografia Agrária (USP), coordenado pelo Prof. Dr. Ariovaldo Umbelino de Oliveira. Integra o grupo de pesquisa Gestar: Território, trabalho e cidadania (UFPB). Tem experiência na área de Geografia Agrária e Geoprocessamento, atuando principalmente nos seguintes temas: camponês, agroecologia, território, assentamentos rurais e políticas públicas de combate à pobreza rural

Prof. Dr. Oscar Gabriel Benitez Gonzalez 

Economista, Mestre en Desenvolvimento Regional y Doutor en Geografia. Professor de Posgrado no Colegio de Puebla, México.

Prof. Yury Araújo de Lima

Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG - 2017), pesquisador do Grupo de Pesquisas Integradas em Desenvolvimento Socioterritorial - GIDS. Desenvolve pesquisas na produção dos espaços urbanos, e produção do espaço turístico. Entusiasta das tecnologias, estuda Engenharia da computação no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), para aprimorar seus conhecimentos na criação de softwares e hardwares destinados a produção dos conhecimentos geográficos e tecnológicos. 

Herbert de Andrade Oliveira

Possui graduação em História pela Universidade Estadual da Paraíba (2012) e especialização em "Fundamentos da educação - práticas pedagógicas interdisciplinares" (2014). Mestrando em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Atualmente é professor de história e artes na Secretaria de Estado da Educação PB.